Última alteração: 2017-08-31
Resumo
Este estudo é parte de uma pesquisa que busca analisar o baixo desempenho em matemática em alunos do ensino médio integrado do IFSULDEMINAS, campus Pouso Alegre. Inicialmente, foram verificados, através das Atas de Resultados Finais, do ano de 2016, o total de alunos por turma, diferenciando-os por sexo. Em seguida os alunos foram distribuídos por sexo e desempenho, buscando-se alguma correlação. Verifica-se uma nítida preferência das meninas pelo curso de Técnico em Administração, que instiga maiores investigações. O número de reprovações é pequeno (3,2%), todavia, falta, ainda, uma análise sobre a frequência com que a matemática aparece nos exames finais. Nos dois cursos há uma preponderância de frequência entre as notas abaixo de 7, indicando que foram adquiridas as competências mínimas nesta disciplina. Posteriormente, pretende-se compreender a relação entre ansiedade e baixo desempenho em matemática e desenvolver procedimentos pedagógicos eficazes de intervenção.