Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ENSINO INTEGRADO ENTRE MATEMÁTICA E AGROPECUÁRIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UM CURSO TÉCNICO
Alexandre Joaquim de Andrade Massafera, João Paulo Rezende

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Apresentam-se aqui, alguns resultados de uma pesquisa de iniciação científica que tece por objetivo elaborar uma proposta de integração entre as disciplinas da área profissionalizante e a matemática no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes. Para isso, buscou-se compreender o conceito de Ensino Integrado a partir das ideias de interdisciplinaridade e contextualização. Foram realizadas entrevistas com professores da instituição que lecionam Matemática e disciplinas da área profissionalizante. Também foi realizado um estudo das diretrizes curriculares nacionais e locais para educação profissional técnica de nível médio. Os dados foram confrontados com o estudo teórico e puderam ser organizados em duas categorias: 1) Interseções entre matemática e agropecuária; 2) Organização curricular. Os resultados contam com um exemplo de como integrar a matemática à agropecuária e ainda, a falta de clareza em relação a como o ensino integrado pode acontecer, a configuração curricular das disciplinas e a falta de interação entre os professores são apontados como fatores limitantes à proposta de integração.


Texto completo: PDF