Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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COMPREENDENDO A VISÃO DO PATRONATO AGRÍCOLA “VISCONDE DE MAUÁ” SOBRE A EDUCAÇÃO DOS INTERNOS NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930
Fernanda Stefani Alves Costa

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


O presente texto tem por objetivo apresentar parte dos estudos realizados em torno do Arquivo Escolar do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, que é parte integrante dapesquisa “A voz dos esquecidos: compreendendo as vivências dos alunos no patronato e aprendizado agrícola ‘Viscondede Mauá’ na década de 1930”, desenvolvido como um dos desdobramentos do projeto “O Arquivo Escolar do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes: recuperação e preservaçãoda história da educação através de documentos escolares”. Os estudos se concentraram em um grupo de documentos doacerco da instituição, entre as décadas de 1920 – 1940, debruçando sobre a forma de trabalho dos alunos durante avigência da denominação Patronato Agrícola “Visconde de Mauá”. Observa-se a rigidez do tratamento uma vez queessas instituições foram criadas com o intuito de promover a educação de menores “abandonados” oriundos de situaçãode pobreza.

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