Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A GINÁSTICA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: relato de experiência
Renata Beatriz Klehm, Luan Luiz de Paiva

Última alteração: 2017-09-18

Resumo


O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o projeto intitulado “Ginástica para todos: movendo pessoas, construindo cidadania”, mais especificamente do subgrupo Ginástica Escolar que é realizado no Instituto Federal, campus Inconfidentes. O projeto se baseia nos pressupostos de que, a ginástica, enquanto conteúdo das aulas de Educação Física na escola, possui um papel fundamental na formação do aluno, e, portanto, deve ser trabalhada de forma acessível, sem exigências de alto rendimento, possibilitando a todos a execução das atividades propostas. Para tanto, foi elaborada uma sequência pedagógica de 6 aulas com o intuito de ensinar questões históricas, socioculturais e vivências práticas da ginástica aos alunos do 1º ano do Ensino Médio dos cursos técnicos do campus. Ao final, foi constado que é possível tematizar e ensinar a ginástica em ambiente escolar e, além disso, concluímos que ela proporcionou aos seus praticantes momentos de alegria e prazer que geraram uma sensação de sucesso.


Texto completo: PDF