Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES SULMINEIRAS E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Ieda Maria Costa, Carla Helena Fernandes

Última alteração: 2018-02-05

Resumo


Nos anos de 1970, se solidificam as lutas sociais dos afrodescendentes por reivindicação de oportunidades igualitárias de educação, por meio das várias instituições de movimentos negros. Nesse contexto, a escola passa a ser uma importantíssima instituição no combate ao racismo. O currículo e a formação do professor são apontados como elementos centrais para a construção de uma educação voltada às relações étnico-raciais. Nesse sentido, se questiona: como as determinações legais acerca da temática da educação das relações étnico-raciais se presentificam nas propostas pedagógicas dos cursos de Pedagogia e que formação de professores, de modo geral, e, especificamente, voltada às relações para a educação étnico-racial a proposta pedagógica desses cursos indica? Esta pesquisa objetiva investigar as propostas pedagógicas e as matrizes curriculares de cursos de Pedagogia de instituições de ensino superior, públicas e privadas, localizadas no sul de Minas Gerais. De abordagem qualitativa, a metodologia adotada é a pesquisa documental, com os seguintes procedimentos: levantamento e análise das propostas pedagógicas dos cursos e matrizes curriculares.