Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: Proposta Temática de Educação Ambiental em uma Escola Pública
Janine Ameku Neves, Otávio Duarte Giuti, João Ricardo Neves da Silva

Última alteração: 2017-09-09

Resumo


O combate ao desperdício de energia elétrica implica em um processo de conscientização e tomada de atitude, visando a manutenção da qualidade e conforto, mas também com melhorias na eficiência energética. Este trabalho teve por objetivos integrar os conceitos da eletrodinâmica com a conservação de energia e analisar os hábitos cotidiano dos alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola periférica de Itajubá (MG), relacionados, principalmente, ao consumo de recursos ambientais, através de experimentos práticos e questionário estruturado. Observou-se que as práticas experimentais foram eficientes na ilustração de conceitos abstratos estudados. Em grande parte das residências dos alunos ocorrem situações de desperdício de recursos ambientais, principalmente relacionados à energia elétrica. Ainda, 70% das famílias dos alunos analisados comprometem até 8% dos seus rendimentos médios mensais com tarifas de energia elétrica, evidenciando que, mesmo a Educação Ambiental ser tratada de forma transdisciplinar nas escolas desde 1999, a conscientização ambiental ainda não ocorre de modo efetivo nas escolas e ambientes domésticos.

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