Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
CRIVO DE ERATÓSTENES: Como Atividade Exploratório Investigativa Na Formação Inicial De Professores de Matemática
Gabriela Cristina Da Silva, Adriano Henrique Cadam, Adriana Correia Almeida Batista

Última alteração: 2017-09-23

Resumo


Este trabalho é fruto das aulas da disciplina de Prática Pedagógica em Matemática I (PPM I) do primeiro período de Licenciatura em Matemática, ministrada pela professora Dra. Adriana Correia, na qual foram realizadas atividades que fomos submetidos a elaborar, refletir e problematizar sua aplicação em aulas de matemática da escola básica. Uma das tarefas produzidas se referiu ao Crivo de Eratóstenes, a qual tem como princípio básico a exploração dos números primos de 2 a 100, sendo também solicitado a elaboração de intervenções e reformulações a partir do Crivo. Esta tarefa do Crivo tem por intuito problematizar o ensino da aritmética e da álgebra da escola básica, principalmente pra os alunos em início de ciclo do Ensino Fundamental II (6° e 7° ano). Ademais foi apresentado e discutido no grupo de estudo (GEPPAM), do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Passos, com os licenciandos e professores organizadores do grupo.


Texto completo: PDF