Última alteração: 2017-08-29
Resumo
O estudo da História das Instituições Escolares vem crescendo nos últimos anos no Brasil, mas ainda é pouco representativo se observarmos a importância que tais estudos tem para a compreensão da História do Brasil. O objetivo deste artigo é realizar um levantamento atualizado das pesquisas voltadas para essa temática, analisando não só a quantidade como também as regiões, instituições, para visualização das lacunas existentes. As pesquisas foram coletadas no Banco de Teses Capes, site em que encontramos toda a produção da Pós-Graduação no Brasil, desde 1987 até hoje, na modalidade stricto sensu, ou seja, mestrados e doutorados. A metodologia escolhida foi a bibliometria, e o levantamento dos trabalhos partiu da expressão exata “história das instituições escolares”. Este artigo serve de incentivo para novos estudos e aponta a carência de estudos em algumas regiões do Brasil. Concluiu-se que os estudos das instituições escolares são muito mais uma iniciativa e perfil dos docentes, além de se concentrarem em programas de Pós-Graduação em Educação, se distanciando dos programas da área da História.