Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PROCESSO REFLEXIVO: Instrumento de melhoria ao ensino e a formação docente
Vivian Lemes da Silva

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


O trabalho evidencia as dificuldades encontradas na formação docente, desde o planejamento até a avaliação do ensino oferecido, através de evidências que ajudaram docentes em formação a refletirem sobre as suas ações. A reflexão deu-se a partir da realização de uma gincana como estratégia diferenciada para fazer os alunos se motivassem e expressarem oralmente a partir de seus conhecimentos. A aula deu-se no contexto de uma sequência didática que tinha como objetivos a leitura de textos de divulgação científica e a produção textual a partir dos mesmos, produção essa que expressasse de forma crescentemente autêntica os conhecimentos dos alunos. Verificou-se que a produção escrita é um fator intimidante e limitador para que os alunos se expressem, mesmo quando as variáveis escolhas pelo gênero textual e pelo tema são atendidas. As conclusões têm por finalidade contribuir na valorização da reflexão docente, mostrando como é necessário não perder de vista o objetivo de suas aulas e como é importante refletir sobre a prática docente, para ter a oportunidade de notar se seus objetivos estão sendo concluídos como o esperado.


Texto completo: PDF