Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL FINAL - uma experiência junto ao PIBID
Luiz Felipe Bairral Fonseca, Cristiane Cordeiro de Camargo

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


O trabalho consiste em uma análise das aulas da sequência didática desenvolvida pelos bolsistas do subprojeto Biologia do PIBID IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes junto a alunos de educação básica do ensino fundamental. A sequência buscou desenvolver nos alunos um olhar crítico a respeito do tema “Meio Ambiente e Impactos Sociais”, abrangendo as disciplinares de Geografia e Ciências, e a capacidade de produção textual, migrando da repetição empírica para a repetição histórica, promovendo a divulgação científica e aliando conceitos aprendidos em sequências didáticas anteriores. Ao término da sequência didática, os bolsistas analisaram as aulas ministradas a partir de contribuições teóricas da Análise de Discurso Francesa para o uso de textos em sala de aula. Os resultados indicam que os objetivos propostos para a sequência didática não foram atingidos e discute-se quais as condições, na prática docente, que poderiam ter propiciado mais coerência entre as atividades de ensino e os objetivos de aprendizagem.

Texto completo: PDF