Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DA DIFERENÇA: Reflexões de alunos (as) dos cursos de Licenciatura do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes sobre suas vivências no intercâmbio.
Mirella Tamara Nunes Souza, Paula I. Coelho

Última alteração: 2018-02-05

Resumo


Esta pesquisa visa problematizar a formação docente pelo viés da diferença, mais precisamente a experiência da diferença.Partindo das reflexões de Larrosa (2014) sobre a palavra experiência e os sentidos que o autor a atribui, buscamos discutira possibilidade de o encontro com a diferença devir experiência para o sujeito que a vivencia. Para o filósofo, a experiênciaé algo que nos acontece e uma das condições para se fazer experiência é que o sujeito esteja aberto ao encontro com ooutro, e deixar que esse outro o afete. Especificamente nesta pesquisa refletimos sobre a oportunidade que estudantes decursos de licenciatura do IFSULDEMINAS – campus Inconfidentes tiveram, via programa de mobilidade estudantil, decursarem um semestre do seu curso em alguma instituição estrangeira. Constatamos que os (as) intercambistas fizeramexperiência desse encontro com cultura, língua e costumes diferentes. Se abriram ao encontro com o outro, não sem deixarde sentir, também, os desafios e os desconfortos que a alteridade nos coloca. Concluímos que a vivência do intercâmbiofoi de extrema importância para a formação desses (as) futuros (as) professores (as).

Texto completo: PDF