Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
FATORES AMBIENTAIS QUE DETERMINAM O TAMANHO E NÚMERO DE OVOS EM Zabrotes subfasciatus (Boh.) (Coleoptera: Chrysomelidae, Bruchinae)
Cindi Preto Correa

Última alteração: 2017-09-25

Resumo


Os bruquídeos são insetos que causam diversos danos a espécies leguminosas. Um dos exemplos mais conhecidos é a espécie Zabrotes subfasciatus (Bohemann, 1833) (Coleoptera: Bruchinae), que infesta os grãos durante a fase de armazenamento. O objetivo deste trabalho foi analisar a interferência de fatores ambientais (temperatura, alimento, hospedeiro) na variação do tamanho e número de ovos colocados pelas fêmeas. Observou-se que fêmeas que se alimentaram de proteína desenvolveram ovos maiores e em maior número que aquelas que se alimentaram de carboidrato. Já com relação ao hospedeiro, destaca-se o Feijão Preto como mais benéfico. Nota-se também que 25°C foi a melhor faixa de temperatura para desenvolvimento de ovos maiores. Por outro lado, na temperatura de 45°C a oviposição é inexistente.


Texto completo: PDF