Tamanho da fonte:
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Análise de uma Sequência Didática
Última alteração: 2017-08-24
Resumo
A abordagem do ensino na perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), está vinculada à alfabetização científica (AC) e tem como objetivo construir e desenvolver um pensamento crítico e consciente sobre os fatos que ocorrem no planeta. Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise de uma sequência didática (SD), na abordagem CTSA, durante as aulas de Geografia, realizadas em uma turma do 8° ano da Escola Estadual Horácio Narciso de Góes (EEHNG), localizada no município de Ouro Fino - Minas Gerais. As ações foram planejadas e aplicadas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados demonstram que a abordagem de ensino CTSA aumenta o interesse dos alunos, a participação nas intervenções, e que nesta metodologia os objetivos propostos no desenvolvimento do plano de aula foram cumpridos na SD planejada.
Texto completo:
PDF