Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Análise de uma Sequência Didática
Warley Santos Cajazeiro, Éderson Tadeu Bueno, Nilton Luiz Souto, Raquel Nogueira Góis

Última alteração: 2017-08-24

Resumo


A abordagem do ensino na perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), está vinculada à alfabetização científica (AC) e tem como objetivo construir e desenvolver um pensamento crítico e consciente sobre os fatos que ocorrem no planeta. Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise de uma sequência didática (SD), na abordagem CTSA, durante as aulas de Geografia, realizadas em uma turma do 8° ano da Escola Estadual Horácio Narciso de Góes (EEHNG), localizada no município de Ouro Fino - Minas Gerais. As ações foram planejadas e aplicadas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados demonstram que a abordagem de ensino CTSA aumenta o interesse dos alunos, a participação nas intervenções, e que nesta metodologia os objetivos propostos no desenvolvimento do plano de aula foram cumpridos na SD planejada.

Texto completo: PDF