Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTÍNUADA DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Perspectivas Possíveis
Fabio Brazier

Última alteração: 2017-09-11

Resumo


Este trabalho apresenta um debate teórico sobre a formação continuada de professores. A teoria histórico-cultural é o nosso referencial para a análise do objeto. Temos por objetivo argumentar que a educação escolar que se pretende inclusiva, humanizadora e desenvolvente, necessita de uma formação continuada de professores que sejam capazes de se aproximar destes objetivos. Analisaremos teoricamente sobre a educação escolar pode inserir professores e alunos no mundo do trabalho, da cultura e nos processos de desenvolvimento histórico da humanidade. De modo propositivo, identificamos elementos histórico-culturais  como fundamentais para a revisão dos processos formativos.

Palavras-chave: Formação continuada; Trabalho docente; Professores; Desenvolvimento humano; Educação escolar.


Texto completo: PDF