Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O DESENVOLVIMENTO DO ENFOQUE CTSA POR PARTICIPANTES DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Tassiana Brandão Moraes, Caio Silva dos Anjos, Nilton Luiz Souto, Raquel Nogueira Góis

Última alteração: 2017-08-24

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas planejadas e desenvolvidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto a uma turma de nono ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual “Horácio Narciso Góes”, localizada no município de Ouro Fino – MG. Com o tema gerador “Continente Asiático”, buscou-se dar enfoque na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) como estratégia de ensino e aprendizagem no contexto da disciplina Geografia. A sequência didática (SD) proposta foi dividida em nove aulas, onde somente três delas serão consideradas no presente artigo. Os dados coletados em cada atividade foram analisados em uma perspectiva CTSA, que visa à educação científica e tecnológica do aluno de modo que o mesmo seja capaz de enfrentar questões de ciência e tecnologia em meio à sociedade e ao ambiente, evidenciando as relações feitas pelos alunos quanto a esses temas.


Texto completo: PDF