Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSERIDAS NO PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO SÉCULO XXI
Natanael Aguiar Airão, Lázaro Clarindo Celestino

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


As inovações ocorridas no modelo assistencial de enfermagem têm trazido diversas alterações nas práticas pedagógicas que permeiam os processos de formação destes profissionais. O objetivo do estudo consiste em Refletir sobre a importância da construção das novas Práticas Pedagógicas Inseridas no perfil dos profissionais de enfermagem do século XXI e verificar se estas atendem às realidades inerentes ao trabalho deste profissional. Trata-se de uma Revisão Sistemática na qual foi realizada a busca da produção científica, entre o período de 2000 a 2014, em base de dados Científicas. Após a leitura dos resumos, os estudos selecionados foram analisados com auxílio de um instrumento já validado e após esta etapa 10 trabalhos foram selecionados. Os resultados apontaram que o perfil dos enfermeiros deve ser voltado para a formação de um profissional crítico, reflexivo e atento ao bem-estar dos pacientes. Assim sendo, concluímos que os cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas ou privadas devem atentar para as mudanças das práticas pedagógicas e assim garantir uma formação de qualidade aos profissionais de enfermagem.

Texto completo: PDF