Última alteração: 2017-08-18
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo o ensino da Libras como segunda língua (L2) de modo contextualizado e interdisciplinar à alunos, a priori educadores atuantes em escolas inclusivas. A estratégia utilizada no ensino-aprendizagem, envolveu o uso de gravações em vídeo para o êxito nos diálogos e competência comunicativa, clara e objetiva. Ainda que inúmeras metodologias de ensino sejam mencionadas nas literaturas, a intenção deste não é a de inferiorizar ou sublimar a tais. O foco do Curso “Libras em Prática” é aprender o idioma sem categorizar ou dividir o ensino em módulos. O desafio foi abordar de tudo um pouco sobre a Libras levando-os a compreender o complexo trabalho além do básico. O processo de interação em sala de aula ocorreu com a efetiva participação dos aprendizes nas atividades propostas em episódios semanais. Observou-se que, ao lançar mão dessa metodologia de ensino, interação interdisciplinar e filmagens, efetivamente a Libras foi compreendida e valorizada enquanto idioma, não descontextualizada, mas de igual complexidade com os demais idiomas orais.