Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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OS RECURSOS VISUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALUNOS SURDOS: Benefícios ao Letramento, Alfabetização e à Prática de Leitura
Reginaldo Aparecido Silva

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Ferramentas utilizadas para a produção e comunicação visual têm sido a grande jogada de marketing no mundo moderno com a finalidade de conquistar consumidores aguçando-lhes os olhos em determinado produto. As imagens dizem tudo em menos tempo e levam a compreensão da mensagem mais rápido do que a leitura da própria escrita. No contexto educacional, assim como nos anúncios, atividades com uso de recursos visuais estimulam o aprendizado do discente e amplia seus conhecimentos. Com o pressuposto que o canal de aprendizagem de sujeitos surdos é a visão, esses recursos são meios estratégicos para conduzí-los às descobertas inovadoras e ao seu crescimento, tanto cultural como intelectual, além de propiciar interação e socialização coletiva, tornando a aula mais prática e dinâmica. Este trabalho é parte de uma intervenção pedagógica realizada em escola inclusiva que objetivou estimular a pratica de leitura entre alunos, surdo e ouvintes, aproximando-os da Literatura brasileira com o uso de recursos visuais em apoio à educação inclusiva e do bilinguismo.


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