Tamanho da fonte:
SEMINÁRIOS DE JOGOS E SUAS PROBLEMATIZAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
Última alteração: 2017-08-21
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar quais as possibilidades de ressignificação da disciplina Educação Matemática, predominantemente teórica, no terceiro termo do curso de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS – campus Passos, por meio de um Seminário de Jogos Matemáticos e suas problematizações. A resolução de problemas e os jogos, quando articulados, permitem aos alunos-professores uma prática pedagógica pautada na flexibilidade metodológica. Por meio de uma abordagem fenomenológica, foram analisados questionário versando o tema jogos e suas problematizações no âmbito da disciplina, assim como os portifólios dos 17 alunos participantes. Durante a realização do trabalho foi possível verificar a mudança de concepções dos alunos-professores em relação ao ensino tradicional de matemática, vislumbrando assim, a construção de uma prática pedagógica inovadora a partir da mudança de perspectiva da disciplina Educação Matemática.