Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RACIOCÍNIO LÓGICO A PARTIR DE CURIOSIDADES E QUEBRA-CABEÇAS MATEMÁTICOS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Gesley Luis Ribeiro Simão, Thales Miguel Santos, Antônio do Nascimento Gomes

Última alteração: 2019-08-27

Resumo


Este projeto tem como objetivos catalogar e propor atividades de ensino que envolvam o raciocínio lógico-dedutivo tãoimportante a disciplina Matemática, mas fundamental também a outras disciplinas do Ensino Médio. Em particular,consideramos o contexto do IFSULDEMINAS e seu ensino integrado. Baseamo-nos em Gomes (2016) que estudou opapel da Matemática neste nível de ensino considerando documentos curriculares e narrativas docentes. Atualmente seencontra para aprovação no CNE a BNCC – Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2016), mais novo documento nalista das reformulações curriculares do Ensino Médio que pretende nortear a elaboração dos currículos deste nível deensino. O estudo foi conduzido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema , análise dos documentos curricularese mapeamento de atividades. Para tal, a fase pratica foi de extrema importância pois possibilitaram um avanço notóriono raciocínio lógico dedutivo e esclarecimento de problemas matemáticos que antes eram desafiadores pra os discentes.

Texto completo: PDF