Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
SEMEANDO CONHECIMENTO – um relato de experiência de um projeto do PIBID
Michele Da Silva, Ana Luiza Silva Ribeiro do Vale, Rafael César Bolleli Faria

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


O ensino de Ciências trás consigo a oportunidade de trabalhar a Educação Ambiental com o intuito de sensibilizar os estudantes e desenvolver uma consciência sustentável. Nesse sentido surgiu a ideia de desenvolver uma horta escolar para trabalhar os conteúdos teóricos vistos em sala de aula de uma maneira investigativa. Dessa forma, esse trabalho consiste em um relato de experiência sobre os desafios na implantação de uma horta escolar na Escola Rural Pio XII, no distrito do Cervo em Borda da Mata, Minas Gerais. O resultado obtido não foi o esperado, uma vez que parte do plantio morreu. No entanto, os alunos fizeram levantamento de hipóteses sobre os motivos pelos quais o plantio não deu certo, para que no próximo semestre seja diferente, evidenciando assim o processo de alfabetização científica por meio do ensino por descobertas.

 


Texto completo: PDF