Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ESTUDO COMPUTACIONAL DE DESCRITORES ELETRÔNICOS, TERMODINÂMICOS E DIMENSIONAIS EM COMPOSTOS FENÓLICOS NATURAIS COM POTENCIAL ATIVO ANTI-CÂNDIDA KRUSEI.
Lucas Rogério Fizio Oliveira

Última alteração: 2019-09-18

Resumo


A cândida é um fungo oportunista que está presente nos seres humanos em mucosas como: boca, genitais, pulmões e trato gastrointestinal. Dentre as espécies de cândidas, a menos comum e a mais agressiva é a espécie de Cândida Krusei, que aproveita da debilidade do sistema imunológico do organismo humano que encontra em condições de imunossupressão para invadir tecidos e órgãos causando infecções sistêmicas graves. Um outro dado alarmante é que a taxa de mortalidade chega a 70% em pacientes com a candidíase provocada por esse fungo e resistente à maioria dos fármacos utilizados. Os fármacos disponíveis no mercado são extremamente tóxicos, portanto os compostos fenólicos naturais podem ser uma fonte promissora com atividade antifúngica. Esse estudo baseia-se na Química Teórica Computacional e na Quimioinformática, para cálculos de descritores eletrônicos, termodinâmicos e dimensionais no estudo relação quantitativa entre a estrutura química e atividade biológica, QSAR (Quantitative structure-activity relationships).



Texto completo: PDF