Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
TEORES DE CLOROFILA DE Cattleya loddigesii CULTIVADA IN VITRO, SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SACAROSE E TROCAS GASOSAS.
Paloma Carmelina Silva

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


Objetivou-se avaliar teores de clorofila A, B e Total em mudas de Cattleya loddigesii cultivadas in vitro sob diferentes concentrações de sacarose (0, 5, 10. 15 e 20 gL- ¹), realizando ou não trocas gasosas. Após 60 dias na sala de crescimento, folhas foram coletadas, pesadas em balança analítica e inseridas em tubos falcon em acetona 80% por 48 horas. Indices de clorofilas foram determinados em espectrofotômetro de absorbância nas faixas 645 e 665 nm. O experimento foi realizado em fatorial 5x2, com cinco repetições em blocos casualizados. O tratamento estatístico realizado foi o Scootknot a 5%. Meio sem sacarose e com 20 gL-1 apresentaram médias maiores de clorofila A e total. A concentração de 15 gL-1 de sacarose promoveu produção satisfatória de clorofila A, B e total em Cattleya loddigesii cultivada in vitro independente do sistema de vedação de frasco usado. Concluiu-se que a concentração de 20 gL-1 de sacarose em meio MS pode comprometer o aparato fotossintético dessa orquídea e, consequentemente, a produção de clorofila A e total. Palavras-chave: Micropropagação; Orquídea; Vedação; Meio nutritivo; Fonte de energia.

Texto completo: PDF