Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO COMPARATIVO DOS PLANOS DE ENSINO DE DISCIPLINAS CURSADAS NA ÁREA BIOLÓGICA EM INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDAD DEL TOLIMA / COLÔMBIA E O IFSULDEMINAS
Camila Lima Dias, Rafael Cesar Bolleli Faria

Última alteração: 2019-09-14

Resumo


Planejar é uma atividade inerente ao docente, que exige dele um trabalho de reflexão sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Nos dias de hoje planejar uma aula que atenda a aprendizagem dos estudantes é imprescindível, uma vez que muitos professores só escolhem atividades que acham interessantes, e esquecem de fato como carga-horária de estudos, objetivos e recursos didáticos que promovam uma aprendizagem mais ativa para a disciplina. O que propomos nesse trabalho é apontar algumas diferenças entre três planos de ensino de duas Instituições de ensino diferente e de países diferentes. Esta análise, limitada, porque nos atentamos a somente algumas disciplinas equivalentes, nos revelou um potencial para destinar horas para estudos autônomos, como também que os professores devem se atentar mais para a objetividade da disciplina, além de dedicar  a verificar novas possibilidades de recursos didáticos e metodologias que promovam um ensino que se atente às demandas dos estudantes.


Texto completo: PDF