Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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O TRABALHO EDUCATIVO PRESENTE NA REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, DECRETO-LEI Nº 13.415/17
Thaynara Feliciano Camargo, Lidiane Teixeira

Última alteração: 2019-09-12

Resumo


Diante da relevância dos processos pedagógicos e da formação de cidadãos, o presente trabalho tem como objetivo analisar a privatização curricular no Ensino Médio para compreender suas consequências na realização de uma prática educativa emancipadora, a fim de proporcionar uma reflexão sobre os interesses por trás de parcerias público-privada. Utilizamos bancos de dados oficiais como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Casa Civil e MEC para a realização das análises documentais, que evidenciam a reestruturação da BNCC e banco de dados do tipo ANPED, CAPES e SCIELO para o levantamento bibliográfico, tendo como intuito explorar diversos posicionamentos acerca do problema de pesquisa. Os métodos de análises presente nesse trabalho possuem fundamentação teórica na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Através dessa pesquisa, almejamos contribuir para o debate que ainda se faz presente no contexto educacional,  refletindo sobre a prática educatica proposta pela atual reforma do Ensino Médio.


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