Última alteração: 2019-09-12
Resumo
Diante da relevância dos processos pedagógicos e da formação de cidadãos, o presente trabalho tem como objetivo analisar a privatização curricular no Ensino Médio para compreender suas consequências na realização de uma prática educativa emancipadora, a fim de proporcionar uma reflexão sobre os interesses por trás de parcerias público-privada. Utilizamos bancos de dados oficiais como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Casa Civil e MEC para a realização das análises documentais, que evidenciam a reestruturação da BNCC e banco de dados do tipo ANPED, CAPES e SCIELO para o levantamento bibliográfico, tendo como intuito explorar diversos posicionamentos acerca do problema de pesquisa. Os métodos de análises presente nesse trabalho possuem fundamentação teórica na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Através dessa pesquisa, almejamos contribuir para o debate que ainda se faz presente no contexto educacional, refletindo sobre a prática educatica proposta pela atual reforma do Ensino Médio.