Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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AVALIAÇÃO SISTÊMICA SIMAVE/PROEB-MATEMÁTICA: o que as pesquisas têm apontado
CAROLINE ANDOLFO SILVA, Sueli Machado Pereira de Oliveira

Última alteração: 2019-09-14

Resumo


Este trabalho é parte da pesquisa “Os efeitos da avaliação sistêmica SIMAVE/PROEB-Matemática: percepção de professores, supervisores e diretor escolar” que vem sendo desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica/IFSULDEMINAS. Trata-se especificamente de parte da revisão bibliográfica realizada até o momento. O objetivo da pesquisa em si é compreender os efeitos da avaliação realizada pelo PROEB para o ensino de Matemática, na percepção de professores de Matemática, supervisão de ensino e direção escolar de uma escola estadual, localizada em Pouso Alegre-MG. Outros trabalhos (VIANA; PINTO, 2016; JUNIOR; GOUVÊA, 2019; CHAGAS, 2014; OLIVEIRA; SOARES, 2011), voltados para a mesma temática, têm apontado que em diversas escolas não ocorre um eficaz aproveitamento dos resultados obtidos na avaliação PROEB para o ensino de Matemática. Espera-se com esta pesquisa, compreender melhor a relação entre a avaliação em questão com o ensino e aprendizado de Matemática na escola-campo.


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