Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA ATIVIDADE PREDADORA DE VESPAS SOCIAIS (HYMENOPTERA; VESPIDAE) SOBRE INSETOS-PRAGA NA CULTURA DA COUVE-COMUM (BRASSICACEAE)
Ester de Carvalho Pereira

Última alteração: 2019-09-17

Resumo


As vespas sociais agem no controle biológico de diferentes pragas agrícolas, contudo há poucas informações para a couve, que se tem apenas a espécie Polybia ignobilis como efetiva no controle de lagartas de lepidoptera, portanto o objetivo desse estudo foi avaliar a visitação bem como a ação predatória de outras espécies de vespídeos sobre as pragas dessa cultura. O estudo se iniciou em novembro de 2018 e se estenderá até outubro de 2019. O trabalho está sendo conduzido no setor de olericultura da fazenda-escola do IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes. Foram realizadas 39 horas de observação no período de 28/11/2018 a 02/08/2019, registrando sete espécies de vespas sociais, com maior frequência Polybia paulista e Polybia platycephala, que pode ser reflexo das colônias estarem próxima a área do experimento. Contudo não foi observado atividade predatória sobre pragas como pulgões e lagartas, que ocorreram em número muito baixo, o que pode ter refletido negativamente no experimento.


Texto completo: PDF