Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
POTENCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO
Jessica Cristina Pereira

Última alteração: 2019-08-30

Resumo


Este resumo faz parte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso da licenciatura em matemática doIFSULDEMINAS, CAMPUS Pouso Alegre, em andamento e a qual visa compreender os mecanismos que podempotencializar ou despotencializar o aprendizado da matemática de alunos do ensino médio. Este resumo tem por objetivoanalisar a possível dicotomia entre os aspectos potencializadores e os aspectos despotencializadores que emergem dadinâmica de ensinar e/ou aprender matemática, por meio de uma atividade de intervenção realizada com alunos do ensinomédio de uma escola pública de Pouso Alegre-MG, durante a etapa de regência do estágio supervisionado. Os resultadosdemonstraram que é possível potencializar o ensino da aprendizagem do aluno a partir dos momentos em que colocamoso educando num papel ativo dentro do âmbito escolar, incentivando-o a desenvolver questionamentos e instigando acapacidade investigativa desse aluno.

Texto completo: PDF