Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRAJETÓRIA, PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS E DIFICULDADES
Luciana Paula Pelicano

Última alteração: 2019-09-12

Resumo


Este projeto tem por objetivo compreender a figura do professor que está presente desde os primórdios da história da educação, sendo considerado um profissional determinante para a promoção de um ensino de qualidade. A formação do professor, sem dúvidas, é considerada um dos aspectos mais importantes para o ensino, sendo motivo de diversas pesquisas. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar o processo de formação dos professores, considerando sua trajetória profissional, os programas governamentais e as dificuldades vivenciadas por estes profissionais. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa por meio de análise de publicações e legislações envolvidas com o tema. Por fim, foi possível considerar que o histórico da educação demonstra que a exigência por um profissional capacitado faz parte de uma realidade recente. A instituição de legislações como a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional n° 9394/96, trouxe um novo olhar sobre o professor, abordando a necessidade de uma formação adequada para garantia de uma educação de qualidade. Diante deste contexto, o Estado tem promovido políticas que estabelecem exigências na formação do professor e programas de capacitação. No entanto, estes programas ainda não são suficientes para atender a população de professores do país. Durante a formação inicial e/ou continuada do professor, diversas dificuldades são vivenciadas por eles, principalmente em função da falta de incentivo para os estudos, de tempo e de recursos financeiros. É necessário o estabelecimento de estratégias mais abrangentes por parte do Estado, as quais ofereçam condições e recursos para que os professores busquem conhecimento e proporcionem uma educação de qualidade.


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