Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
NILTON LUIZ SOUTO, JOSÉ PERES ROMERO NETO

Última alteração: 2019-08-27

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo construir uma análise do Programa Residência Pedagógica (PRP) para aformação de professores na Educação Básica, através de diferentes atividades que abordam a escola, não se restringindoà regência em sala de aula. Os alunos bolsistas do programa, são orientados por um(a) professor(a) da escola comexperiência na área de ensino, classificado como preceptor(a). As atividades do programa visam uma participação maisefetiva de futuros professores à escola, a fim de apresentar uma perspectiva mais criativa e reflexiva para a formaçãodocente. O programa é dividido em etapas, como : ambientação escolar ; imersão escolar ; regências ; reuniões demódulo ; reuniões de pais e participação em eventos culturais da escola, como a Semana de Prevenção Contra àsDrogas e Feira de Ciências. As experiências e vivências no ambiente escolar foram analisadas como fins deaprendizado para sua futura profissão. Este trabalho tem como objetivo relacionar as teorias adquiridas no curso deLicenciatura em Ciências Biológicas com as possibilidades de aprendizagem da docência vivenciadas no PRP.

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