Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO: POSSIBILIDADE E DISCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Bruno Barbosa Cruz, Leonardo Oliveira Campos Verzola, Ieda Mayumi Sabino Kawashita

Última alteração: 2019-09-13

Resumo


O presente relato foi escrito a partir de estudos sobre Lutas (Jogos de Oposição) e das oficinas realizadas em um evento do programa Residência Pedagógica, com a finalidade de testar práticas corporais e gerar reflexões e discussões acerca das Lutas, como essas são retratadas na BNCC, a realidade das Lutas em diversos ambientes e como o desenvolvimento do pensamento crítico e a ressignificação de espaços e papéis alinhados ao tema podem ser transformadores da realidade social. Aplicamos às atividades para uma média de 70 alunos do curso superior de Educação Física e tratamos de buscar idéias e opções para o trato dessas temáticas em ambiente formal e não formal. Concluímos que as Lutas contemplam opiniões de autores em relação a trato de temas sociais e papéis da escola e que, assim como a BNCC sugere, o desenvolvimento do tema auxilia na formação do sujeito crítico e apto a viver em sociedade.

Texto completo: PDF