Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
BRINCANDO NO PLANO CARTESIANO: Uma prática de ensino de geometria
Sofia Batista Souza, Gabriel Aparecido Rotta de Toledo, Gabrieli Silva Ney de Paula, Marcus Vinícius Breguez Pereira Gonçalves, Lucy Miriam Campos Tavares Nascimento

Última alteração: 2019-09-17

Resumo


Há décadas observam-se as grandes disparidades entre o tratamento dado pelos professores de matemática e instituições de ensino públicas e privadas quanto ao ensino da geometria. Pode-se dizer que apenas estas últimas preocupam-se em trabalhar a fundo e corretamente este corpo fundamental da matemática e de extrema importância para o desenvolvimento pleno dos alunos como indivíduos capazes de resolver problemas matemáticos e, principalmente, aptos a assumir fados voltados às áreas das exatas. Neste projeto, buscamos entender como se dá o processo de ensino de geometria em uma escola pública estadual da periferia da cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, além de propor meios para subverter este cenário através do uso de jogos como recursos didáticos, observando-se, também, a possível validade da proposta lúdica a partir dos resultados práticos de sua aplicação.


Texto completo: PDF