Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A INFLUÊNCIA PSICOSSOCIAL DO ESPAÇO DA ESCOLA NA SUBJETIVIDADE DE SEUS ALUNOS
Ursuléia Aparecida de Oliveira, Frederico Luiz Pereira, Carla Ferreira Cruz, Luana de Cássia Silva Ferreira, Rosimara Messias Simplício Silva, Tatiane Cristina Limonge Reis, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Lucia Helena Carvalho

Última alteração: 2019-09-18

Resumo


O ambiente escolar é considerado como um espaço de inclusão, ensino e aprendizagem, tendo este influencias marcantes na formação do indivíduo, assim a escola por ser um ambiente social propicia que seu público vivencie e aprenda com as diferenças. O objetivo deste trabalho foi analisar e refletir a influência psicossocial que os espaços escolares causam em seus alunos, considerando o passar dos anos, as possibilidades e os momentos vividos. A análise e reflexão propostas foram possíveis, por meio de uma visita in loco, no qual parte dos membros estudaram nesta escola e puderam expor suas impressões anos após sua saída. As lembranças dos momentos vividos dentro das paredes de uma escola ecoam, transformam e influenciam diretamente as atitudes do indivíduo durante toda sua vida, mesmo que ele não tenha consciência da origem e relação, fato este que infelizmente acontece e deixam lembranças que muitas vezes marcam o indivíduo em todo seu percurso de vida. Ao voltar a primeira escola passa-se um filme na cabeça. O tempo passa, mas as emoções são as mesmas, e sim as paredes de uma escola carregam consigo muita história.

Texto completo: PDF