Última alteração: 2019-09-20
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de prática docente que utiliza o trabalho de campo como metodologia de ensino. Esta atividade foi desenvolvida e aplicada em três turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola de Poços de Caldas. Fizemos um estudo de referencial teórico sobre o assunto e reunimos fotografias de diferentes épocas dos arredores da escola, por ser este o local da atividade. Essas imagens serviram para que os alunos pudessem identificar as transformações que ocorreram naquele espaço geográfico. Por último, levamos os alunos a campo onde foram feitos os apontamentos necessários sobre os contextos da urbanização e das mudanças que este fenômeno causa no espaço geográfico, especificamente como ocorreram no município de Poços de Caldas/MG, bem como a configuração dos subcentros e da função destes no meio urbano. Através da prática de ensino utilizada neste trabalho, foi possível identificar a importância de se fazer com que a prática do trabalho de campo se expanda para além do nível de graduação, alcançando a educação básica nos níveis do ensino fundamental e do ensino médio.