Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA DENTRO DA TEMÁTICA URBANA LOCAL
Rafael de Lima Albo, Larissa Lórien Bueno de Alencar, Douglas de Paula Flora, Thiago Felipe dos Reis, Jennifer Valério Silva

Última alteração: 2019-09-20

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de prática docente que utiliza o trabalho de campo como metodologia de ensino. Esta atividade foi desenvolvida e aplicada em três turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola de Poços de Caldas. Fizemos um estudo de referencial teórico sobre o assunto e reunimos fotografias de diferentes épocas dos arredores da escola, por ser este o local da atividade. Essas imagens serviram para que os alunos pudessem identificar as transformações que ocorreram naquele espaço geográfico. Por último, levamos os alunos a campo onde foram feitos os apontamentos necessários sobre os contextos da urbanização e das mudanças que este fenômeno causa no espaço geográfico, especificamente como ocorreram no município de Poços de Caldas/MG, bem como a configuração dos subcentros e da função destes no meio urbano. Através da prática de ensino utilizada neste trabalho, foi possível identificar a importância de se fazer com que a prática do trabalho de campo se expanda para além do nível de graduação, alcançando a educação básica nos níveis do ensino fundamental e do ensino médio.

 


Texto completo: PDF