Última alteração: 2019-08-27
Resumo
Os jogos de maneira geral tendem a envolver os jovens por apresentarem situações lúdicas, desafiantes e que proporcionam momentos de grande interação entre os participantes. Considerando essas características e a percepção das dificuldades de muitos alunos em operarem com números inteiros negativos, foi proposto uma atividade de intervenção pedagógica com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Pouso Alegre, MG, onde licenciandos em Matemática do IFSULDEMINAS realizam seu estágio supervisionado. O presente projeto tem por finalidade discutir as contribuições da aplicação do jogo lúdico Sobe e Desce no processo de ensino e de aprendizagem desse público, bem como no desenvolvimento de suas competências e habilidades na resolução de atividades envolvendo operações com números negativos. A proposta demonstrou grande efetividade não somente na aprendizagem dos alunos, mas também na percepção dos licenciandos sobre como os alunos processam o pensamento matemático e de que maneira podem identificar possíveis dificuldades e traçarem estratégias para promover uma efetiva aprendizagem.