Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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Aceitação sensorial de amostras comerciais de café torrado e moído tradicional
Isabela Yasbeck Oliveira, Joana Moratto Silva, Nathália Maris Ribeiro Muller, Nicolli Maria Rinco, Luisa Lemes Zia, Mariana Borges de Lima Dutra

Última alteração: 2019-09-14

Resumo


O café é um dos produtos mais importantes para economia brasileira. Frente a este fato, sua aceitação sensorial é de extrema importância ao produtor. O presente estudo teve como objetivo verificar a aceitação, entre 6 marcas de café torrado tradicional comuns na região do Sul de Minas Gerais. As amostras foram avaliadas por 124 consumidores por meio do teste sensorial de aceitação, onde foram avaliados os atributos de aparência, aroma, sabor, textura e impressão global de cada amostra. De acordo com os resultados obtidos, quanto à aparência, a amostra C foi a mais aceita pelos consumidores, enquanto a amostra D apresentou menor aceitabilidade. A amostra E obteve maior média no atributo aroma, porém menor aceitabilidade quanto ao sabor. . Em relação a textura não houve diferença significativa para nenhuma das amostras. As amostras D e E foram as que apresentaram maior valor médio para a impressão global, portanto foram as mais aceitas quanto a este atributo.

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