Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
EFEITOS DO TIPO DE PREPARO DO SOLO NA POROSIDADE DE UM LATOSSOLO RESUMO A aração perturba a superfície do solo, causando aumento na decomposição dos resíduos, destruindo os macroagregados, diminuindo o teor de matéria orgânica do solo e o volume de poros.
Lara Beatriz Lombardi, Julia Gianesini Abreu, Lucas Boscov Braos, Samira Furtado Queiroz, José Frederico Centurion

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


A aração perturba a superfície do solo, causando aumento na decomposição dos resíduos, destruindo os macroagregados, diminuindo o teor de matéria orgânica do solo e o volume de poros. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar e comparar os efeitos de diferentes tipos de preparo do solo na macroporosidade, microporosidade e porosidade total em Jaboticabal, sendo que foi obtido o seguinte resultado: não ocorreu efeito do tipo de preparo em nenhum dos parâmetros relacionados a porosidade. Quanto ao efeito da profundidade, a maior presença de macroporos e porosidade total nas camadas superficiais pode estar ocorrendo pela presença de agregados maiores nesta. O adensamento das camadas subsuperficiais e o acumulo preferencial de matéria orgânica na superfície do solo também podem contribuir para a diminuição do volume poroso nas camadas mais profundas.

Texto completo: PDF