Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: introdução ao ensino de Álgebra com o Tabuleiro Algébrico
Marco Antonio Pucci Junior, Aline Gleyciele Leal, Eliel Santana da Silva, Denise de Lima Ranieri, Antonio do Nascimento Gomes, Adriana Correia Almeida

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do uso de materiais didáticos nas aulas de Matemática. Utilizamos o jogo “Tabuleiro Algébrico” em uma sala do 8° Ano do ensino Fundamental para dar início ao conteúdo de Álgebra, tendo em vista que os jogos e demais materiais concretos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O trabalho foi realizado no contexto de atuação dos alunos participantes do PIBID do núcleo de Matemática do Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS. Sabendo que o ensino de álgebra muitas vezes é um conteúdo cansativo e desestimulador, o trabalho lúdico torna-se uma forma de driblar esta realidade. Neste sentido, o jogo teve a finalidade de desmistificar a álgebra e dessa forma os alunos puderam perceber que o emaranhado de letras e números não é tão complicado quanto pensavam.

Texto completo: PDF