Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE ODORES E FUMAÇAS POR MORADORES NO ENTORNO DE ESTABELECIMENTOS COMO: padarias, churrascarias e restaurantes, na cidade de Pouso Alegre – MG.
Álisonn Lopes Silveira, Olímpio Gomes da Silva Neto, João Paulo Martins

Última alteração: 2019-09-14

Resumo


Este trabalho teve por objetivo diagnosticar questões como a existência de odores e fumaças, apontar sua localidade assim como sua proveniência, a fim de fornecer informações que possam ser utilizadas como indicadores na gestão de políticas públicas, melhorando a qualidade de vida da população relacionada a problemas de saúde oriundas da poluição atmosférica. Para realização da pesquisa foi fornecida pela Secretária de Vigilância Sanitária do Município de Pouso Alegre a relação de padarias, pizzarias e restaurantes, registrados no órgão da Prefeitura Municipal. A cidade foi dividida em 9 regiões e os 154 estabelecimentos registrados foram mapeados de acordo com suas localizações. Através de pesquisas, foi aplicado um questionário onde foram verificados o tempo de residência na localidade, questões ambientais acerca do serviço de rede esgoto, coleta de lixo, se há presença de odores e fumaças, sua tipificação e origem no bairro. Verificou-se que a maior parte de odores e fumaças são oriundos da rede esgoto presente, por vezes deficitária e queimadas florestais e de lixo principalmente em períodos de estiagem consumada pela própria população.

Texto completo: PDF