Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA DE TCC STARTUP DE CUNHO EDUCACIONAL E DE BASE TECNOLÓGICA
Widimarque De Andrade Santos, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


A educação empreendedora pode influenciar de modo positivo os jovens universitários, mas as instituições acadêmicas têm dificuldades no incentivo de práticas empreendedoras, sobretudo na condução de Trabalhos de conclusão de curso (TCC’s) no formato de empresas inovadoras, as chamadas startups.

Este Trabalho propõe um estudo, no qual pretende-se abordar os conceitos atuais de empreendedorismo não exigidos usualmente ou esperados na elaboração dos trabalhos tradicionais. A partir da visão de diferentes métodos contemporâneos como o Design Thinking, Desenvolvimento de Clientes, Business Model Canvas e Lean Startup será criada a base teórica para o desenvolvimento de startups de base educacional conhecidas como EdTechs.

Como resultado satisfatório, espera-se obter uma matriz teórica que possa ser utilizada como base para docentes e discentes do curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, podendo ser estendida a outras áreas do conhecimento, que lhes permita desenvolver empreendimentos inovadores.



Texto completo: PDF