Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO ESTATÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Roger Henrique Silva, Núbia da Silva Martins, Katia Alves Campos

Última alteração: 2019-09-15

Resumo


Cada vez mais a Estatística está presente na vida cotidiana das pessoas, comumente, por meio da mídia que utiliza gráficos e conceitos estatísticos mais elaborados. Assim esse texto traz a experiência vivenciada em um curso de formação inicial continuada (FIC) para alunos do Ensino Fundamental, em que foram utilizadas planilhas eletrônicas como apoio para o ensinamento de conteúdos estatísticos. O conteúdo abordou os tipos de variáveis: qualitativas e quantitativa; e para realizar análises nas variáveis quantitativas univariadas foram abordadas as principais medidas de posição: média, moda e mediana. Seguidas das principais medidas de dispersão: amplitude, variância e desvio padrão, chegando até a estimação de intervalos de confiança para a média. E para as variáveis qualitativas foram construídas tabelas de frequência simples e agrupadas. Pôde-se perceber que de modo geral a dificuldade inicial foi mais com os comandos das planilhas eletrônicas e todos os conceitos univariados foram desenvolvidos nas atividades propostas; entretanto, possivelmente devido ao nível dos discentes e ao tempo do curso, as comparações bivariadas não tiveram aproveitamento tão satisfatório.



Texto completo: PDF