Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA FALANTE NATIVA NAS AULAS DE PORTUGUÊS EM UMA FACULDADE NO MÉXICO
Jamilly Ferreira Cardoso

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


As contribuições que aprender uma nova língua oferece são valorizadas em todas as sociedades. Entre as línguas mais faladas no mundo atualmente estão o inglês e o espanhol, porém o português vem ganhando espaço e tem sido procurado como segunda língua por diversas pessoas. Na Universidad de Quintana Roo (UQROO) é disponibilizado o estudo da língua portuguesa pela proximidade com a língua espanhola, mas muitas dificuldades têm sido encontradas e eles estão buscando por metodologias que ajudem no processo de ensino-aprendizagem da língua. O objetivo do estudo foi verificar as contribuições que uma falante nativa do português ofereceu para esse processo. A coleta de dados se deu por dois questionários disponibilizados via “Google docs” com intuito de analisar a visão dos alunos e do professor em relação a essas contribuições para as aulas de português. Assim pode-se concluir que essa participação permitiu uma melhora significante no processo de ensino - aprendizagem da língua nas suas questões gramaticais, fonológicas, bem como, nas questões culturais.

Texto completo: PDF