Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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Uma Didática Ultrapassada: porque nao decorar a tabuada
Yuri Jefferson Mattos, Kerollyn Julia Bueno Santo Silva, Antônio do Nascimento Gomes, Adriana Correia Almeida

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar as diferentes formas de abordagem e apontar aquela que propicia melhor compreensão da tabuada. Para a primeira etapa desse estudo propôs-se um levantamento bibliográfico, a fim de buscar fontes escritas sobre a temática. Com a instituição do Movimento da Matemática Moderna e o Movimento da Escola Nova surgem livros didáticos e metodologias que priorizam fórmulas, conceitos e regras. O aluno deveria por si só, a partir de sua aprendizagem de maneira não mecânica, criar mecanismos os quais auxiliem suas operações no cotidiano. Baseados também em Cebola (2002) e Lopes (2007) podemos apontar que não há somente maneiras mecânicas para o ensino e aprendizagem da tabuada. A partir do estudo de uma forma não tradicional de apresentação da tabuada, pretendemos em etapa posterior apresentar atividades com o seu uso.


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