Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS DO JOGO TANGRAM: um relato de experiência.
Natasha Pinto da Silva, Jenifer Tainara Bragion, Antônio do Nascimento Gomes

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar as experiências vividas por um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes no desenvolvimento de uma oficina em que o jogo Tangram foi utilizado como recurso pedagógico. Como parte da comemoração do Dia a Matemática a oficina visava desenvolver conceitos geométricos a partir da exploração e construção do jogo. A estrutura da oficina possibilitou que os estudantes pudessem conjecturar sobre as relações de equivalência entre as figuras e sobre as suas medidas, resultando em uma melhor compreensão das formas geométricas. Além disso, a dinâmica da oficina contribuiu para que um primeiro passo rumo à inclusão de alunos com necessidade especiais fosse dado, pois, possibilitou uma maior interação, convívio e respeito entre os alunos. Concluímos que os jogos matemáticos contribuem para exploração e compreensão dos conceitos matemáticos e podem ser uma possibilidade de aprendizagem e de inclusão de alunos com diferentes necessidades.

Texto completo: PDF