Tamanho da fonte:
EFEITO DE TREINAMENTO PRÁTICO E TEÓRICO-PRÁTICO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Última alteração: 2019-09-22
Resumo
O conhecimento de medidas de Suporte Básico de Vida favorece cidadãos aptos para atendimento em Parada cardiorrespiratória, com vistas à redução na taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares. O presente estudo teve como objetivo comparar o nível de aprendizado entre os estudantes que receberam teoria/prática com os estudantes que receberam somente a prática em um treinamento de Suporte Básico de Vida. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado em março de 2019, em uma instituição de ensino público federal, com estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio. Não evidenciou-se aumento do nível de conhecimento estatisticamente significante no pós-teste imediato entre os estudantes incluídos do G1 comparados ao G2 (p<0,882). Conclui-se que o treinamento em suporte básico de vida, tanto teórico quanto prático, aumentou o nível de conhecimento de estudantes do ensino médio sobre essa temática. Porém, ainda há lacunas do conhecimento sobre qual o melhor método para esse tipo de treinamento, havendo a necessidade de novos estudos sobre esse tema.
Texto completo:
PDF