Última alteração: 2019-10-02
Resumo
O ensino da Matemática ainda predomina com aulas expositivas e fórmulas abstratas, conduzindo o aluno a reprodução do que lhe é transmitido, mesmo sem ser compreendido, o que coloca a Matemática como uma disciplina complexa e de difícil compreensão. Cabe ao professor buscar alternativas de ensino que flexibilize a compreensão e coloque o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, como sujeito ativo e autor do seu próprio conhecimento. Este trabalho pretende investigar as contribuições dos jogos pedagógicos na aprendizagem matemática e tem por objetivo desmistificar o conceito que trata a Matemática uma disciplina complexa, utilizando os jogos pedagógicos como ferramenta auxiliar na compreensão dos conteúdos. O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi – CEMAB, Inconfidentes/MG, no ano de 2018, para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Os resultados foram satisfatórios e demonstraram a necessidade de propiciar aos alunos diferentes experiências para a estruturação e desenvolvimento do raciocínio matemático.