Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camila Carvalho Caproni, Ariane Borges de Figueiredo

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


RESUMO

O uso de metologias ativas é um assunto de grande relevância para educação e promete inovar o cenário atual. Jogos, músicas, maquetes, sala de aula invertida e tecnologias conquistam o espaço de aulas expositivas e inovam a sala de aula. Esse modelo de ensino estimula o relacionamento interpessoal e outras formas de aprendizagem. Desta forma o atual projeto visou-se em aplicar as metodologias ativas em uma sala do ensino médio, no qual cada aula do segundo bimestre teve uma atividade diferente atendendo todas as necessidades cognitivas dos alunos com o intuito de analisar a aceitação e o aprendizado obtido no bimestre. Pode-se observar que os alunos apresentaram interesse pelos conteúdos e as notas do segundo bimestre foram visivelmente maiores que as notas do primeiro bimestre o que leva a considerar uma maior assimilação do conteúdo das atividades realizadas, demonstrando que o excesso de aulas expositivas e a memorização mecânica não são meios eficientes para a aprendizagem atualmente.



Texto completo: PDF