Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
EFEITO DA APLICAÇÃO DE NEW® E DA ÉPOCA DE CORTE NA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E DE PROTEÍNA BRUTA NA GRAMA JIGGS (CYNODON SP.)
Cristian Marras Reis, Guilherme Mesquita Araujo, Pedro Mesquita Campos, Rafael Marques Ribeiro, José Sérgio de Araújo

Última alteração: 2019-10-06

Resumo


Objetivou-se avaliar o efeito do fertilizante foliar New® em diferentes épocas de corte sobre parâmetros produtivos da forrageira ‘Jiggs’. O experimento foi conduzido no Sitio Terra Nativa, situado em Holambra/SP, de janeiro de 2016 a fevereiro de 2017.  O delineamento experimental adotado foi em DBC em esquema fatorial 5 x 3, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de cinco dosagens do fertilizante foliar New® (0, 3, 6, 9,12 l ha-1) e três épocas de cortes (20, 40 e 60 dias após o corte de padronização). Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foram avaliadas altura de planta, teor de clorofila, porcentagem de proteína bruta e produção de matéria seca. Foram observadas diferenças estatística para altura de planta de teor de clorofila. Os dados analisados permitem concluir que, a doses de New® e época de corte interferem na altura de plantas e no teor médio de clorofila, não acusando diferenças para os parâmetros teor de proteína e produção de matéria seca.


Texto completo: PDF