Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
REMOÇÃO DO CORANTE NEGRO DE ERIOCROMO T DE ÁGUAS RESIDUAIS UTILIZANDO CASCA DE CAFÉ MODIFICADA QUIMICAMENTE COMO BIOADSORVENTE.
Leandro Gustavo da Silva, Poliana Coste e Colpa, Nathan Almeida Amancio, Cintia Moda Salatino Guardabaxo

Última alteração: 2019-09-24

Resumo


O corante negro de eriocromo T pertence à classe dos azo corantes e é frequentemente utilizado como indicador em titulações complexométricas e como corante de tingimento de fibras em processos industriais. Constitui uma ameaça direta para a saúde humana e ao meio ambiente devido a sua natureza tóxica e cancerígena.  E assim sendo, é essencial separar esse corante de águas residuais antes do seu lançamento em corpos aquáticos. Neste trabalho avaliou-se a capacidade de adsorção de negro de eriocromo T em solução aquosa conferida às fibras da casca do café modificadas ou não quimicamente. Realizado em triplicata, o método adotado foi o de adsorção em batelada. Os resultados obtidos foram ajustados em isoterma de adsorção utilizando, o modelo de Langmuir-Freundlich. O valor de massa de corante adsorvido foi respectivamente de 483,9 mg e 547,2 mg   de negro de eriocromo T por grama de casca de café não modificada e modificada quimicamente, indicando um grande potencial da casca de café como adsorvente para a remoção de azo corantes  aniônicos em solução aquosa.


Texto completo: PDF