Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA ITINERANTE: contribuições no processo de ensino - aprendizagem
ELOIZA VERENA ALVARENGA, ALEXANDRE JOAQUIM DE A. MASSAFERA, ANGÉLICA LETÍCIA FÉLIX, BEATRIZ DE FÁTIMA PEREIRA SILVA, TATIANE TIMOTI MATOS

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


O presente texto tem por objetivo expor a proposta de implementação de um Laboratório de Ensino de Matemática na escola campo, por intermédio dos estudantes pertencentes ao Projeto Residência Pedagógica em Matemática, na instituição em questão.  Para tanto elegemos como norteador do projeto, a obra intitulada, “Laboratório de ensino de Matemática na Formação de Professores”, do autor Lorenzato (2006), que discute possibilidades e limitações no uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e também como ele vem sendo utilizado em algumas instituições. Também foram analisadas as obras  de outros estudiosos da educação que abordam a temática e discutem a importância do uso de materiais concretos para construção do conhecimento.  Por fim, espera-se, que este projeto possa motivar trabalhos semelhantes na instituição e nas demais escolas da região e que se explore outras disciplinas do currículo além da matemática na busca por novas metodologias de ensino.


Texto completo: PDF